quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Cartaz da Paz 2016


Nossa escola recebeu a homenagem pelo Lions sobre o Cartaz da Paz, criado pela nossa aluna Carine Zwicker, que esteve com a professora Maria de Lurdes para acompanhar o momento. Segue as fotos abaixo:






quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Palestra - Direitos dos Humanos

Hoje, 14/10 aconteceu na nossa escola uma palestra para informar aos alunos o que são Direitos Humanos.




Outubro Rosa


A enfermeira Janaina Fernandes de Lima, do posto Bela  Vista,  acompanhada de estudantes de enfermagem da Feevale,  vieram na escola e realizaram uma conversa com ameninas sobre o câncer de mama, uma das atividades que a escola realizou para participar do Outubro Rosa. Outra ação foi a decoração da escola com laços e  borboletas rosas que foram pintadas na parede lateral para simbolicamente representar  apoio a tão nobre causa.





Guri Bom de Bola 2016

Bom...o que falar hoje nessa data que é de vocês meus amados alunos/ adolescentes e crianças, sobre o dia de ONTEM.
Primeiramente quero agradecer á DEUS, pois foi maravilhoso o que passamos juntos no dia 11 de outubro, na cidade de Parobé-Jogos do Projeto Bom de Bola-Parati- Onde ocorreu tudo muito bem. Desde das 5:30 horas da madruga, ansiedade, coração batente mais forte, espera do Ônibus, Fardamentos, cadeiras, águas, gelo, lanches, comidas, carvão e em fim tudo organizado para passarmos o dia longe da cidade, E REPRESENTAR O NOSSO MUNICÍPIO DE ESTANCIA VELHA- NO PROJETO BOM DE BOLA- foi uma luta e tanto.
Sem muitas vezes não tento campo de futebol para treinar, tempo disponível de nosso amigo Treinador Jorge Flores- (Jorginho), alunos com compromisso, arrumar horários para não prejudicar alunos em sala de aula...muitas vezes meio time para treinar...e assim fomos indo...entre alguns machucados e trocas, formamos o TIME da Escola ERVINO ARTHUR RITTER, para jogarmos no campeonato com 28 equipes de todos municípios da área metropolitana de PORTO ALEGRE.
E lá vamos nós, guerreiro como sempre. Acompanhados por alguns Pais da Escola, Amigos e Companheiros de sempre.
E chegou , que quando vimos, já passava das 20 horas e estávamos lá. JOGANDO A FINAL DO PROJETO BOM DE BOLA, INVICTOS...Com um jogo atrás do outro, panturrilhas doendo, cansaço pegando á tempo...e eles firmes, juntos...jogando, chorando, rezando e lutando contra o cansaço que era nítido se se ver no campo em seus corpos. Mas infelizmente levamos um gol, e não tivemos tempo de Buscar..perdemos de 1 X 0...e ficamos VICE-CAMPEÕES DO PROJETO BOM DE BOLA 2016 - levando o nome do Município de Estância Velha e da Escola Ervino a toda área metropolitana.Voltamos felizes. Já passava das 22:30...
Só tenho que agradecer á todos de que uma forma ou outra, nos ajudaram a fazer esse trabalho.
Obrigada á todos meus colegas, direção e funcionários.
Pais da Escola,Paulão, alunos e amigos. Aos senhor Prefeito Waldir Dilkin e a Senhora Secretária Municipal Terezinha Roque e Neri Manica.
Obrigada mais uma vez Jorge Flores, pelo carinho e tempo dedicado á nossa Escola e aos nossos alunos da rede municipal.
Obrigada. Pois sozinha não somos nada, precisamos sempre termos bons amigos "anjos" do nosso lado.Pois nem sempre é fácil. Mas Deus Criou os verdadeiros amigos, Anjos Guerreiros que lutam conosco e nos ajudam a superar qualquer momento.
Valeu. 

Professora Rosa.








Dia do Deficiente Físico


No dia 11 de outubro, Dia do Deficiente Físico, alunas do 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ervino Arthur Ritter, acompanhadas pelo professor Tiago Diniz da Costa,  prepararam uma atividade de conscientização para alertar os alunos sobre as dificuldades vividas pelos deficientes no dia a dia. As alunas Carolina de Freitas Quadros e Veridiana de Oliveira, que  foram premiadas com primeiro lugar  na FECEAR (Feira de Ciências da nossa escola) , Mostra Clak e FECITEC (Feira de Ciências do município)  com um trabalho sobre Acessibilidade, proporcionaram aos alunos da escola uma forma de viver na pele os obstáculos vividos por um deficiente físico. Os alunos utilizaram cadeira de rodas, muletas, assinaram uma lista de apoio à causa e ganharam fitas simbólicas que foram amarradas no pulso. 
Foi uma atividade de conscientização que certamente ajudou os alunos a perceberem o quanto é difícil o transitar de um deficiente físico e o quanto os espaços precisam se adaptar a eles para que lhes seja assegurado o direito

Diretora Patricia Schereder