Feevale na EAR
Nesta quarta-feira 14/12 recebemos a Feevale, agradecemos a Feevale, e parabenizamos a iniciativa e o projeto. Mais informações no link: Informática
Link do projeto: Redeteia
Projeto alia tecnologia e educação
para sensibilizar quanto
a sustentabilidade
Universidade
Feevale desenvolve jogos multimodais para ensinar alunos de Educação
Básica sobre o uso sustentável de recursos hídricos
O
uso de jogos no aprendizado pode melhorar o processo cognitivo,
estimular a colaboração e a auxiliar na compreensão de conceitos. Na
Universidade Feevale, um projeto de pesquisa
com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (Capes) e da Agência Nacional de Águas (ANA), vem desenvolvendo
tecnologias que poderão ser utilizadas em escolas para discutir o uso
sustentável dos recursos hídricos. Sob a coordenação
da professora e pesquisadora Débora Barbosa, o estudo é realizado de
forma interdisciplinar pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
(ICET) e Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), envolvendo
também pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Diversidade
Cultural e Inclusão Social, Programa de Pós-graduação em Qualidade
Ambiental e o Mestrado Profissional em Letras.
A
fim de promover a disseminação dos conhecimentos sobre o uso
sustentável da água, foram desenvolvidos vários recursos multimodais –
ou seja, cujo significado pode ser apreendido
por diversas modalidades – para alunos de final de Ensino Fundamental e
início de Ensino Médio. Um dos recursos criados foi uma Rede Social
Educacional denominada Rede Teia, que se configura como um veículo de
conexão gamificado com o intuito de promover um
ambiente propício para a inteligência coletiva. A Teia é o ponto de conexão e uso dos recursos educacionais criados.
Outro
dos recursos desenvolvidos é um jogo digital educativo, chamado Geração
Água, o qual pode ser baixado e utilizado tanto em dispositivos móveis
quanto na web, de
forma integrada a rede social. O
objetivo do jogador é mudar
os hábitos de uma família ao longo de diversas gerações, fazendo com
que os moradores da casa utilizem corretamente a água e adquiram mais
consciência ambiental, fazendo melhorias e mudando hábitos para tornar a
residência mais ecologicamente correta e eficiente
nos recursos hídricos.
Por
último, foi desenvolvido um RPG (role-playing game, ou jogo de
interpretação de papéis em português) chamado Geração Água RPG. Criado pelo
bolsista de Iniciação Científica Feevale Paulo Ricardo
Dos Santos, apresenta um
cenário de caos no ano de 20191, com a água poluída e as pessoas
doentes. Na história, um grupo de aventureiros deve se reunir e ir em
busca da solução deste dilema, antes que a humanidade chegue à terrível
extinção. Os estudantes devem solucionar uma série
de problemas, por meio da interpretação dos papéis dos personagens do
jogo.
Os
jogos e recursos foram desenvolvidos ao longo de um ano, com a
colaboração de professores de diversas áreas do conhecimento. O material
desenvolvido estará disponível, de forma
gratuita, no novo portal de conteúdos da Capes, o eduCapes: https://educapes. capes.gov.br/.
Na próxima semana, os jogos e a rede serão testados com uma turma de alunos entre o 60 e
o 80 anos da
Escola Municipal Ervino Arthur Ritter, em Estância Velha (Rua Leopoldo
Albino Herman, 64). As atividades acontecerão no dia 14 de dezembro, a
partir das 9h.
Dr. Norberto Kuhn Junior.
Feevale.
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