terça-feira, 18 de novembro de 2014

Trabalhos do LIE

 Considero um fato inquestionável a presença maciça dos meios tecnológicos na nossa vida diária. A grande questão é como utilizarmos esta ferramenta tão poderosa nos meios educacionais de maneira a mostrar aos nossos alunos que aprender pode ser, além de útil, agradável. Esta é a grande reviravolta que muda o foco de ensino do instrucionismo para o construcionismo, muitas vezes sem que haja uma declaração teórico-pedagógica explícita por parte da instituição ou por parte do professor. O fator fundamental é que não basta ter conhecimento técnico de informática e conhecer a fundo os componentes do computador ou, ainda, saber programar com diversas linguagens. Outras vertentes devem ser levadas em consideração em uma situação social onde a escola compete com várias mídias a fim de prender a atenção dos alunos e (o que considero mais importante), tornar a aprendizagem mais lúdica e rica em significados para os nossos alunos. Assim o computador é uma poderosa ferramenta de aprendizagem que deve proporcionar tamanha aprendizagem no ensino, segundo o MEC, Informática Educativa significa:

"a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.". 

Com essa visão, o video abaixo abrange a necessidade da utilização do laboratório de informática educativa (LIE) nas escolas. Abaixo uma pequena demonstração dos trabalhos executados no laboratório de informática em nossa escola Ervino Arthur Ritter em homenagem `a Semana da Informática Educativa.

                                                Catarine
                                               Professora do Laboratório de Informática Educativa da E.M.E.F Ervino Arthur Ritter
  




MARçO E ABRIL

Alunos realizaram trabalhos de Português com a professora Maria Elisa e Professora Catarine

http://emefervinoritter.blogspot.com.br/2014/04/estudo-do-verbo.html


MAIO
Projeto Copa do Mundo realizado entre a Informática Educativa, professora Catarine e a Educação Fisica com a professora Rosa







O projeto completo encontra-se disponivel no blog no link:



JUNHO


Tsurus de Origami, Consciencia Tributaria, HagaQue, Flipsnack, Formatações de textos e Poesias realizados com professor Tiago, professora Deise, professora Elisa e professora Pamela para o projeto da I Semana Literaria na escola, foram desenvolvidos no Laboratorio de Informatica Educativa com a professora Catarine









 Trabalhos completos disponibilizados no blog nos links: 
 http://emefervinoritter.blogspot.com.br/2014/06/a-lenda-dos-mil-tsurus-de-origami.html
http://emefervinoritter.blogspot.com.br/2014/06/trabalhos-com-o-flipsnack.html
http://emefervinoritter.blogspot.com.br/2014/06/consciencia-tributaria.html
http://emefervinoritter.blogspot.com.br/2014/06/hagaque.html
http://emefervinoritter.blogspot.com.br/2014/06/i-semana-literaria.html

Trabalhos de Artes realizados em parceria na Informatica, professora Catarine juntamente com a professor de Artes Angela Pozza.





Trabalhos completos em:

 http://emefervinoritter.blogspot.com.br/2014/06/tapecaria.html
http://emefervinoritter.blogspot.com.br/2014/06/xilogravuras.html

AGOSTO

Trabalhos feitos para a confraternização do dia da Família com a professora Deise e professora Catarine, juntamente com o auxilio da professora Elisa e Angela.


SETEMBRO 

Para o 7 de Setembro duas faixas de 3 m cada, foram customizadas no LIE com a professora Catarine e a professora Tania.




 Outubro



Para o Halloween o professor Tiago com os alunos construíram Fanzines:

   Disponivel em: http://emefervinoritter.blogspot.com.br/2014/10/fanzines.html



Estes foram alguns dos trabalhos e projetos desenvolvidos no Laboratório de Informática Educativa, durante o ano de 2014. Espera-se que em 2015 a Informática possa continuar a contribuir com o ensino aprendizagem de nossos alunos os quais são nosso maior foco e motivação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário